estatisticasmt.com.br

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Exodus Rural

A migração do povo judeu do Egito para Israel, conduzida por Moisés e narrada no livro do exodus do antigo testamento é que origina o termo. O exodus rural, refere-se a migração das populações pobres rurais para as cidades, na busca de melhoria de vida. A rigidez na estrutura de propriedade da terra, a minifundização resultante do fracionamento por herança da mesma, nas famílias camponesas, a concentração fundiária e timidez das políticas de reforma agrária, a inexorável introdução de tecnologias que substituem a mão de obra (mecanização, irrigação, armazenagem, transporte, etc...), preços desfavoráveis dos produtos primários em comparação com insumos produtivos e bens de consumo,etc.., resultam em rendas baixas ou negativas, desemprego aberto ou sub-emprego crônico no meio rural. Além destes fatores econômicos, as deficiências das redes de educação e saúde nas áreas rurais, resultam no deslocamento populacional para as áreas urbanas, em busca de empregos e atraídas pelos serviços urbanos (saúde, educação,..), que são de baixa qualidade ou inexistentes no campo.
No Brasil, o exodus rural, garantiu uma oferta de população com baixa qualificação e pouca capocidade de mobilização política, resultando em mão-de-obra urbana, informal e formal, de baixo custo, dando suporte ao processo de industrialização nacional, sem necessidade de imigrações.
 

Flash de notícias

Finalizamos a atualização dos primeiros 4 grandes temas iniciais: Organização social e política,características geografica, transporte e população.